O descarte de resíduos e o combate à dengue

Como a relação no descarte adequado de resíduos nos Espaços WasteBank, tem relação direta com o combate à Dengue?


O Aedes aegypti se desenvolve em temperaturas de 22ºC a 32ºC, por isso, o mosquito que é de origem do norte da África, se adaptou muito bem nas Américas, um continente com chuva abundante e um clima quente e úmido.


Apenas as fêmeas picam os humanos e dessa forma transmite o vírus. Elas usam a proteína do nosso sangue para amadurecer os ovos dentro do seu organismo. O macho se alimenta apenas do néctar das frutas.


O vírus da dengue presente dentro do mosquito migra para as glândulas salivares e dessa forma quando somos picados o vírus entra em nossa corrente sanguínea.


Assim que os ovos estão prontos para saírem, a fêmea busca a água como uma forma de ninho, para que os ovos posteriormente eclodam e dão origem às larvas.


Todo ano reforçamos sobre a importância de não manter a água parada, ficarmos sempre atentos à resíduos que acumulam água, principalmente no verão, época propícia para a proliferação do mosquito.


Mas a mudança desse cenário só é possível a partir do momento que erradicarmos o foco de criação dos mosquitos.


A relação desse movimento com o WasteBank é fundamental, afinal, em nossos espaços recebemos descartes de resíduos que muitas vezes se tornam grandes ninhos para o desenvolvimento da dengue.


Portanto, ao separar seus resíduos para descartar nos Espaços WasteBank, mantenha-os armazenados em locais secos, longe de qualquer foco de água parada, além disso, converse com os seus vizinhos, oriente as pessoas a retirar resíduos do quintal, das ruas e encaminhar o descarte em locais seguros e adequados, pois, o combate à dengue é um dever de todos.


Em nossos espaços, os resíduos ficam estocados em um local seguro até serem coletados por parceiros.


O benefício vai além do cashback, é um cuidado com você, com a sua família e sua comunidade.

25 mar., 2024
WasteBank abre um novo espaço em Campinas
Por Gabriel Pedreira 09 jan., 2024
Startup Membro | Comunidade Ambev Estamos felizes em anunciar que conquistamos o Selo da Comunidade Ambev de Startups! Esse selo é mais do que uma simples honra; é a celebração da nossa parceria no ecossistema de inovação. Agradecemos à Ambev por impulsionar a colaboração e o crescimento compartilhado. Juntos, continuaremos moldando o futuro dos negócios e fortalecendo a ponte entre grandes corporações e startups.
Por Gabriel Pedreira 09 jan., 2024
WasteBank no IV Fórum de Gestão Ambiental Nos dias 22 a 24 de novembro, a WasteBank marcou presença no IV Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA), com o compromisso em demonstrar soluções tecnológicas voltadas a Cadeia de Reciclagem. O evento foi uma oportunidade estratégica para destacar as práticas ecoeficientes e inovações que visam transformar resíduos em recursos valiosos. No stand da WasteBank, os participantes do evento puderam conhecer a Waste Machine, máquinas recicladoras projetadas para receber garrafas pets ou latinhas e gerar cashback para quem possuir uma conta na WasteBank. As máquinas maximizam a eficiência da logística reversa de embalagens e minimizam o impacto ambiental, bem como contribuem para a educação e engajamento dos usuários , quebrandoos desafios complexos da gestão de resíduos em sua totalidade. A importância da colaboração do setor público e privado para impulsionar a inovação e implementação eficaz dessas tecnologias já veem dando resultados. Hoje, a WasteBank, possui máquinas em mais de 30 municípios, 50 escolas, beneficiando mais de 35 mil alunos. Segundo Gabriel Pedreia, diretor e fundador da WasteBank, “as máquinas funcionam como instrumentos ludo pedagógicos para professores e alunos, impulsionando práticas sustentáveis que ultrapassam as salas de aula, chegando até as residências familiares. A escola gera valor educional e valores financeiros, auxiliando em ações de lazer e melhoria de infraestrutura para os alunos, como casos reais de compra de brinquedos, espelhos para os banheiros, instalação de ar-condicionado, passeios educativos e muito mais. A WasteBank está gerando valor econômico, social e ambiental, através de tecnologias integradas, promovendo maior sustentabilidade e cidadania para todos.
Por Gabriel Pedreira 09 jan., 2024
Novo Trilho já alcançou mais de uma tonelada de recicláveis em Imperatriz Implantado no município de Imperatriz, em 15 de agosto deste ano, através de uma parceria entre Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), VLI Multimodal S/A – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, e o Banco de Resíduos WasteBank que tem foco no ecossistema da reciclagem e bancarização, o projeto Novo Trilho vem alcançando números significativos na área socioambiental. O programa tem por objetivo estimular o descarte consciente de resíduos sólidos, proteger o meio ambiente e promover a geração de renda. De acordo com relatório do programa, nos primeiros 45 dias o ponto de coleta de Imperatriz já alcançou 1.300 quilos de recicláveis, sendo 37,3% de papelão e papeis, 23,6% de vidro, 19,4% plástico e os demais distribuídos entre alumínio, eletrônico e material misto. Os recicláveis foram destinados corretamente neste período por cerca de 41 pessoas. Veja mais em: Site Oficial da Prefeitura de Imperatriz
Share by: